Thursday, September 1, 2011

Pombo-correio se perde e vai parar em Tibagi

with 0 comments


Um pombo diferente chamou a atenção do advogado Jorge Bittencourt, de Tibagi, município dos Campos Gerais, na semana passada. O animal tinha uma anilha em cada pata. Com a ajuda de um amigo, ele descobriu que se tratava de um pombo-correio que participava de uma competição. O bicho tinha sido solto, três dias antes, em Jacarezinho, no Norte do estado, e deveria terminar o percurso em Florianópolis, Santa Catarina.
O advogado comunicou o aparecimento do animal por meio do site da Federação Columbófila Brasileira, que reúne os criadores de pombos-correio para fins esportivos. A entidade entrou em contato com o proprietário, Helder Machado, de Florianópolis, que explica que a competição consiste em soltar o pombo em algum ponto cerca de 300 quilômetros distante do criadouro onde o animal nasceu. O pombo que atingir a maior média de velocidade no retorno é o ganhador.
Divulgação: Christian Camargo / Prefeitura de Tibagi
Divulgação: Christian Camargo / Prefeitura de Tibagi / Pombo Desidério se perdeu em Tibagi, mas deve voar para Florianópolis até o fim da semanaAmpliar imagem
Pombo Desidério se perdeu em Tibagi, mas deve voar para Florianópolis até o fim da semana
Segundo Machado, os pombos-correio têm o instinto de sempre retornar para o local de nascimento. Por isso, as competições envolvem animais criados em um raio de até 100 quilômetros. “Eles têm, por natureza, essa capacidade, mas precisam estar em boa forma física para cumprir a prova”, afirma.
Participam dessa competição cerca de 10 pombos-correio criados na região de Florianópolis. Machado cria cerca de 50 animais, a maioria para competição. Há três anos, ele participa das competições organizadas pela Federação Catarinense de Columbofilia. “O criadouro tem que estar sempre em perfeita higiene e a alimentação é balanceada, com diversos grãos”, comenta. Machado afirma que o animal encontrado em Tibagi precisa de um tempo para se recuperar e deverá ser solto até o fim desta semana, se as condições de tempo estiverem boas.
Enquanto isso, Bittencourt continua cuidando do bicho. O pombo ganhou até um apelido, Desidério, em homenagem ao primeiro carteiro da cidade de Tibagi, João Desidério. “Ele é do tempo que as cartas eram entregues a cavalo”, lembra. Machado afirma que pretende adotar o apelido para o animal, que, até então, só vinha sendo chamado pelo número de identificação: 688513.
Outro pombo-correio, que participava da mesma competição, também perdeu o rumo e foi encontrado nas obras da Usina Hidrelétrica de Mauá, que está sendo construída em Telêmaco Borba, nos Campos Gerais. O animal pertence a outro criador de Florianópolis. Segundo a assessoria de comunicação do Consórcio Cruzeiro do Sul, responsável pela Usina, a soltura depende de uma liberação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).
FONTE:http://www.brazense.blogspot.com/

0 comments:

Post a Comment