Saturday, October 6, 2012

Região frontal do cérebro atua no preconceito contra eventos adversos



Ao formar crenças e valores, a maioria das pessoas tende a incorporar notícias boas e a ignorar as ruins. Agora, um novo estudo internacional descobriu que uma região específica do cérebro é responsável pelo preconceito contra tudo o que é negativo.

Os resultados estão descritos na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences" (PNAS), da Academia Americana de Ciências.

Esse comportamento inerente ao ser humano é capaz de reduzir o impacto social de informações desfavoráveis, mas, por outro lado, acaba gerando "bolhas de otimismo", como a que estourou no sistema financeiro mundial em setembro de 2008. Antes de a crise vir à tona, economistas e analistas de vários países haviam ignorado diversos sinais de que o mercado imobiliário dos EUA entraria em colapso, levando a um efeito dominó no restante do globo.

A pesquisadora Tali Sharot e colegas – da University College de Londres, da Universidade da Pensilânia, nos EUA, da Universidade Livre de Berlim e da Universidade Humboldt de Berlim, na Alemanha – avaliaram 30 voluntários saudáveis, divididos em três grupos. Eles foram submetidos a uma estimulação magnética transcraniana, método não invasivo e indolor que aplica ondas eletromagnéticas no cérebro.

Os cientistas descobriram que uma área chamada "giro frontal inferior" (IFG, na sigla em inglês), localizado na parte da frontal da cabeça, pode estar envolvida na assimilação de coisas boas e na rejeição das ruins.

A região foi estimulada e, depois, os autores pediram aos participantes para estimarem a probabilidade de experimentar 40 eventos adversos na vida – desde um roubo de carro até uma doença de Alzheimer. Após as respostas, os indivíduos ficaram sabendo da probabilidade média de aquelas situações acontecerem a uma pessoa com perfil socioeconômico parecido ao deles.


Em seguida, os voluntários foram solicitados a recalcular a estimativa, e os pesquisadores observaram que aqueles que receberam estímulos no lado esquerdo do IFG apresentaram uma tendência maior a incorporar notícias ruins em suas crenças, enquanto os que receberam estimulação na parte direita ou fizeram parte do grupo de controle mostraram o comportamento típico.

Apesar disso, interromper a parte esquerda do IFG não alterou processos como o aprendizado e a tomada de decisões, segundo os autores.

Artigo original: G1

Posts relacionados:
Cientistas desenvolvem técnicas para "ler" pensamentos
Projeto permite que pacientes paralisados controlem braço mecânico com a mente
O que faz as pessoas serem boas ou más?
Para receber artigos como este em seu facebook, é só curtir a minha página

Área do cérebro é responsável por ignorar notícias ruins

Friday, October 5, 2012

Mind Map é de uma ferrameta visual para memorização. Pode ser utilizada para concursos, reuniões de brainstorms, e na resoluções de problemas. 



O sistema de diagrama dos mapas mentais  (Mind Map) funciona como uma representação gráfica das idéias que se organizam em torno de um determinado foco. Os mapas mentais funcionam exatamente como o cérebro, segundo Tony Buzan (idealizador da ferramenta). Quando um mapa mental é elaborado, cada parte do mapa é associada com o restante, criando conexões entre cada conceito.

A idéia é externalizar como está dentro da sua cabeça. Como nossa memória é associativa, tudo fica mais fácil de memorizar com esta simples técnica.

O vídeo abaixo ensina a construir um Mind Map, a visualização deta imagem é perfeita para se praticar um discurso.




Como criar um Mind Map

1 - Coloque o centro da idéia na parte central da folha;
2 - Idéias conectadas são ligadas por flechas;
3 - Detalhes dessa idéias são ligadas por palavras chaves

De preferência, use canetas ou lápis coloridos para facilitar a visualização da imagem.

Use figuras sempre que puder, e quanto mais importante for o conceito mais visual ele deve ser.
Alguns exemplos aqui.

Posts relacionados:
Como o cérebro armazena nossas memórias
Imagem revela como o cérebro é organizado
Para receber artigos como este em seu facebook, é só curtir a minha página

Mind Maps - diagrama de mapas mentais

Thursday, October 4, 2012

Religiões e Hipnose

Wednesday, October 3, 2012

Detento escapa de cela por abertura de 45 x 15 cm

Tuesday, October 2, 2012


Temos visto nesse ano o crescimento que a mágica teve dentro do meio de comunicação que ainda é mais acessível no Brasil; a televisão, fico muito feliz com essa propagação da arte mágica, mas é claro que tem o lado negativo também, mas isso não tira o mérito dos mágicos brasileiros e nem vou postar sobre isso.


Um dos motivos para esse crescimento fantástico é o alto nível de qualidade dos nossos mágicos que estão constantemente se atualizando, criando novos efeitos, adaptando números já existentes e colocando o seu estilo brasileiro nas suas apresentações, podemos assistir a uma variedade de estilos: o mentalista, o radical, o tradicional e o estilo que mais vem ganhando espaço ultimamente: a mágica com humor.


Praticamente todas as emissoras aderiram ao ilusionismo ou mágica (como preferir) SBT, Record, Rede Tv, Band e até mesmo a Globo se rendeu aos mistérios da mágica, em especial o Fantástico que volta e meia lança um quadro onde existe técnicas de ilusionismo(uma forma também de se redimir após a revolta dos mágicos ao quadro do Mister M), enfim a mágica brasileira está crescendo. É claro que ainda estamos engatinhando e tem muito o que se aprender, principalmente no que se refere a criação de números originais e estilos próprios.


Tempos atras esperávamos meses ou até anos para ver um bom mágico brasileiro se apresentando na TV, hoje temos toda semana um artista levando seus mistérios para a telinha, é claro que esquecerei de algum nome por isso já pelo desculpas antecipadas mas gostaria de citar alguns que têm se destacado como por exemplo meu amigo Karllos Della Re, Felipe Barbieiri, Gustavo Vierini, Rafael Titonelly,Gurguren, Ambrósio dando sua assessoria especial ao Della Re, Pyong, Mario Kamia,Bianconi e claro muitos outros da mesma importância que se fosse elencar aqui não caberia na postagem, em nome dos mágicos e do público brasileiro gostaria de agradecer a vocês amigos e parceiros pelos momentos mágicos incríveis que têm nos proporcionado, continuem com esse profissionalismo e lembrando sempre que um mágico nunca é perfeito ele sempre tem que melhorar, a mudança é responsável pela constante qualidade do trabalho. Vocês merecem todos os aplausos recebidos, parabéns. Ahhh, e de antemão já vou avisando que mágico Monsil também está se preparando muito para integrar essa lista ai, em breve estarei nas telinhas levando nossa amada mágica aos lares brasileiros. 


PARABÉNS MÁGICOS BRASILEIROS 

Espaço Mágico na TV brasileira

Dicas para se detectar um mentiroso

Monday, October 1, 2012

O Magic in Rio é o festival internacional que acontecerá no Rio de Janeiro nos dias 15, 16, 17 e 18 de Novembro.

Programação (resumida)


15/11/2012 (quinta-feira)

10:00 as 13:00 Workshops pagos (Manipulação e Sombras Chinesas)
11:00 - Abertura da feira mágica
15:00 - Conferência Magic Troupe
17:00 - Conferência Marcius e encerramento da exposição
20:00 - Gala Mágica: Apresentação Gabriel Louchard, Dinny , Miguel Pinheiro, Larry e David Sousa - local: Teatro Max Nunes

16/11/2012 (sexta-feira)

09:00 - Abertura da recepção, feira mágica e tenda das adivinhações (Os bilhetes tem que ser reservados na recepção)
10:00 - Abertura da exposição
11:00 - Concurso close-up
14:00 - Conferência Larry, abertura da feira mágica e exposição
18:00 - Concurso Mágica de palco - local: Teatro Max Nunes
20:00 - Gala Mágica: Apresentação Ramon AmaralJordan Gomes, Hipnomastes, Philip Blue, Frederic da Silva e Marcius & Matías Prats - local: Teatro Max Nunes

17/11/2012 (sábado)

09:00 - Abertura da recepção, feira mágica e tenda das adivinhações (Os bilhetes tem que ser reservados na recepção)
10:00 - Abertura da exposição
11:00 - Conferência Hipnomasters
14:00 - Magic Sports, abertura da feira mágica e exposição
15:30 - Tenda das adivinhações (Os bilhetes tem que ser reservados na recepção)
16:30 - Conferência David Sousa
20:00 - Gala Mágica: Apresentação Ramade, Issao, Soma, Yo Kato, Volkcane e Alejandro Muniz - local: Teatro Max Nunes

18/11/2012 (domingo)

09:00 - Abertura da recepção e feira mágica
10:00 - Conferência Volkcane e abertura da exposição
12:00 - Conferência Soma
13:30 - Entrega de prêmios e encerramento
17:00 - Workshops pagos (Repetição do workshop Manipulação)
Para receber artigos como este em seu facebook, é só curtir a minha página

Magic in Rio - em novembro